O Império Árabe Islâmico é a denominação utilizada entre parte dos historiadores para definir o período que vai da ascensão de Maomé (Mohammad) como Profeta e sua unificação da Península Arábica no século VII, até a desintegração da unidade árabe-islâmica por diferentes frentes, no ocidente pelos cristãos, e ao oriente pelos mongóis e turcos.
No segundo semestre de 2015 e em 2019 foi oferecido na Unifesp tal disciplina, a qual possibilitou aos estudantes a oportunidade de conhecerem este tempo e espaço dentro da História, parcamente estudado no Brasil, como também realizar um aprofundamento nos debates, nas personas e elementos envolvidos neste recorte temporal.
O resultado deste trabalho pode ser conferido aqui com a disponibilização de biografias escritas pelos estudantes sobre as mais diversas figuras que viveram durante esse período, antes, ausentes ou escassas em português, bem como coletâneas de imagens de diversos temas reunidas para usos em pesquisas, salas de aula, estudos, entre outras finalidades.
Al’ Bakri
Abu Ubaida Abdalá Al’Bakri (1014-1094), historiador e geógrafo hispano-muçulmano.
Al Bukhari
Muhammad ibn Ismail ibn Ibrahim ibn al-Mughirah ibn Bardizbah al- Bukhari (810-870), sábio, filósofo e teólogo nascido na Pérsia durante o califado Abássida.
Alhazer
Abu Ali al-Hasan Ibn Al-Haitham (965-1040), matemático e físico árabe, pioneiro no estudo da ótica e interessado sobre os estudos dos corpos celestes.
Al-Khansa
Tuma ir bint 'Amr ibn al-Harith ibn al-Sharīd al-Sulamīyah (575-646) foi uma poetisa árabe que viveu na época que o Islã foi concebido.
Al-Tabari
Abu Ja’far Muhammad b. al-Tabari (839-923), foi um historiador, teólogo e jurista da região do Tabarião.
Averróis
Abul Walid Muhammad ibn Ahmad ibn Muhammad ibn Rushd (1126-1198), médico e astrônomo hispano-árabe, conhecido por comentar trabalhos de Aristóteles.
Ibn Battuta
Muhammad ibn Ismail ibn Ibrahim ibn al-Mughirah ibn Bardizbah al- Bukhari (810-870), sábio, filósofo e teólogo nascido na Pérsia durante o califado Abássida.
Ibn Hawqal
Abu al-Qasim Muhammad Ibn Hawqal (943-969), foi um geógrafo e intelectual turco arabizado.
Esta coleção apresenta as diversas roupas de uso islâmico e suas divergências enquanto grupos.
Esta coleção apresenta as Mesquitas e as Casas da Sabedoria como patrimônios culturais da expansão islâmica.
Esta coleção apresenta diversas imagens de representações da caligrafia árabe em mesquitas, azulejos, tapeçaria, entre outros.
Esta coleção apresenta algumas iluminuras produzidas no Império Árabe a partir dos temas literatura, fábula e ciências.
Esta coleção apresenta algumas construções realizadas pelo Império Árabe e sua herança durante o Império Turco-Otomano.
A partir do caso em Andalus, essa coletânea põe em foco a transformação da antiga Mesquita de Córdoba na atual Catedral de Córdoba.
Esta coleção busca recuperar elementos de uma arquitetura árabe em Portugal apagada: o que a dominação cristã quis esquecer.
Essa coletânea apresenta as principais mesquitas nas quais a influência árabe se expressou fortemente por meio da arquitetura em diversas regiões.
Esta coletânea reúne diversas miniaturas literárias do séc. XII ao XV, que trabalham diversos temas, de ciência, a religião e histórias ficcionais.