Autores: Alice Faé Toresin De Petta
Ano: 2018
Resumo: A Restauração Meiji , 1868, foi o início da modernização e consolidação do Estado-Nação Japonês, deu abertura aos portos e passou a ter maior contato com o ocidente, o que propiciou externar seus costumes e culturas. E foi neste período, final do século XIX, que o ocidente pode assimilar as ideologias, artes, costumes e tecnologias nipônica.
“Foi o caráter estético da cultura japonesa amplamente desenvolvida durante anos de isolamento (por volta de 200anos) que despertou a atenção da Europa e Estados Unidos”. Dezem, - Japonismo e Expansionismo: a dupla face dos país das cerejeiras.
Esta arte diferenciada deu origem ao movimento que foi denominado “JAPONISMO’. A imagética japonesa, impressionaram os modernos artistas europeus, a sua assimilação deu uma virada na arte ocidental, surgindo daí os movimentos impressionistas, pós impressionistas , a art nouveau, e mais recente o mangá. As primeiras obras a serem reconhecidas pelos europeus foi o Ukiyo-e.
Temática: Orientalismo e Representações; Arte, Cultura e Meio Ambiente
Formato: Produção textual
Autores: Marina Leone Santana e Matheus Henrique Merino
Ano: 2022
Resumo: A edição de verbetes do Wikipédia foi pensada para, seguindo os passos do projeto do blog no qual este trabalho se insere, levar o trabalho acadêmico para além dos limites da academia. Visto que a Wikipédia é uma enciclopédia virtual criada a partir da contribuição de diversas pessoas, nem sempre a informação que está disponibilizada ali é inteiramente confiável, a partir desta constatação, o nosso projeto constituiu-se basicamente em aprimorar, a partir de aulas, textos trabalhados no curso e livros encontrados em bancos de dados acadêmicos, os verbetes sobre alguns dos principais nomes da militância palestina, sendo muitos deles integrantes da Organização pela Libertação da Palestina (OLP), como Yasser Arafat, e da Frente Popular pela Libertação da Palestina (FPLP), como Leila Khaled, que possuíam algumas incongruências ou que apenas estavam incompletos, contribuindo, de certa forma, com a democratização do acesso à informações de qualidade.
Temática: Movimentos políticos e identidades
Formato: Produção textual
Autores: Leonardo Monteiro Bazanelli e Guilherme Oliveira Rodrigues
Ano: 2017
Resumo: construção do Oriente como oposto ao Ocidente, se deve a fatores coloniais e de tentativa de inferiorização e homogeneização de vários povos, utilizando-se como meio de propagação livros de viagens, pinturas, explicações “científicas” e conceitos preconceituosos. Esses signos permanecem até atualmente, em jogos, pinturas, caricaturas, filmes e livros e este trabalho parte com o objetivo de comparação e análise desses signos.
Temática: Orientalismo e Representação
Formato: Produção textual
Autores: Júlia Barbosa de Araújo Góes e Patrícia Pereira Lopes
Ano: 2020
Resumo: O trabalho tem como objetivo mostrar as características orientalistas que estão presentes no seriado “Jeannie é um gênio”, evidenciando como esse clássico colaborou para criar um imaginário do mundo árabe, assim o método de análise tem como intenção abordar de forma interativa como um seriado popular pode absorver e afirmar de forma romantizada estereótipos negativos. Assim com autores importantes como Edward Said e Ella Shohat que tratam sobre o assunto especificamente, conseguimos destrinchar essas ideias advinda de muitos preconceitos.
Temática: Orientalismo e Representação; Cultura Pop e Mídia
Formato: Produção textual
Autor: Maristela Costa.
Ano: 2018
Resumo:Pertencemos a uma tradição historiográfica, de estudos culturais e filosóficos que esteve marcada fortemente pelo Orientalismo desde o século XIX, acompanhando as ideias dos autores positivistas. Pensar em novas questões e novos paradigmas que nos ajudem a entender essa região tão conturbada do mundo significa expandir os horizontes acadêmicos e “fugir” desse método Orientalista que cristaliza preconceitos e cria rótulos engessados e atemporais para os personagens que compõem o mundo Árabe. E enxergando esses espaços com olhares mais críticos e ao mesmo tempo mais receptivos, respondemos a uma tendência natural do mundo globalizado/conectado em que vivemos, ou seja, atualmente estamos em contato com pessoas vindas do Oriente de forma muito mais frequente que há algumas décadas atrás, então é de extrema importância que comecemos a ver essas pessoas para além de uma imagem estigmatizada de terrorismo, fanatismo, etc.
Temática: Orientalismo e Representação; Cultura Pop e Mídia
Formato: Produção textual
Autores: João Henrique Goobo.
Ano: 2018
Resumo:Este trabalho tem por objetivo contribuir para reconhecer e apontar as relações elementares entre os suportes de memória e identidade, construção historiográfica, revisionismo histórico. Uma de suas perspectivas mais oportuna e significativa se dá exatamente num engendramento delicado: ao mesmo tempo em que o Brasil não reconhece oficialmente o genocídio, a monumentalização sugere convidativamente a uma reflexão mais alongada, porém estritamente profícua e necessária.
Temática: História Cultural e Religiosa
Formato: Coletânea